RESENHA: A Garota Que Tinha Medo

3/03/2015 04:01:00 PM


Eu tinha pensado em fazer essa resenha em vídeo, porém irei atrasar um pouco pra começar meus vídeos. 
Oi meus amores, como vocês estão? Hoje vim, finalmente, fazer a resenha do livro "A Garota Que Tinha Medo". Estou com esse livro tem algumas semanas, acho que duas e agora que consegui terminar de ler e fazer minha resenha. 

Nome do Livro: A Garota Que Tinha Medo
Autor: Breno Melo          Gênero: Drama
Editora: Chiado               Edição: 2014
Coleção: Viagens na Ficção             Páginas: 277 


Classificação: Muito Bom | Onde Comprar | Exemplar cedido em parceria com o autor 

Sinopse: Marina é uma jovem que faz tratamento para a síndrome do pânico. Às voltas com o ingresso na universidade, um novo romance e novas experiências, Marina tem seu primeiro ataque de pânico. Sua vida vira de cabeça para baixo no momento mais inapropriado possível e então psiquiatras e psicólogos entram em cena. Acompanhamos suas idas ao psiquiatra e ao psicólogo, o tratamento farmacológico e a psicoterapia. Ao mesmo tempo, conhecemos detalhes de sua vida amorosa e sexual, universitária e profissional, social e familiar na medida em que elas são marcadas pela síndrome. Um tema atual. Uma excelente obra tanto para conhecimento do quadro clínico como entretenimento, narrada com maestria e de uma sensibilidade notável.

A história é narrada em 1ª pessoa onde Marina conta sua história. Me identifiquei bastante com algumas características da personagem, como por exemplo: descontar a ansiedade em comida, stress, problema de visão (no caso ela tem miopia e eu tenho hipermetropia e astigmatismo).



"Era como ter um vulcão fervilhando dentro de mim, e de vez em quando ele entrava em erupção." 

Foi a frase que eu mais gostei no decorrer do livro todo e acho que muitas pessoas irão se identificar com essa frase, pois todos somos assim. A gente aguenta certas coisas, mas no final acaba jogando tudo pra fora. 
A personagem tem mania de relacionamentos pela internet, já teve vários, porém o único que durou e deu certo foi com Júlio, que por sinal morava no mesmo condomínio que ela. Achei a relação dos dois, digamos que "sem graça", mas tudo bem. Outra marca que encontrei em comum com a vida real das pessoas é a insegurança e o medo de sentir e encontrar o amor. As pessoas, assim como a personagem, tem mania de achar que o amor é pecado. 
A personagem sofria muita pressão da mão com relação ao vestibular, o desejo de cursar jornalismo misturado com a cobrança da mãe tira completamente a vida social da garota.


"Descobri que aqueles que sofrem, têm motivos que muitas vezes desdenhamos." 
Inicialmente a protagonista sofria e tinha crises sozinha, depois de um tempo ela aceitou ajuda. Foi difícil e no início a família acreditava ser "frescura" não dando o devido apoio a garota. 
O autor escreve tão bem que você tem a impressão de estar lendo uma autobiografia. Ele dá detalhes sobre o tratamento e sobre como a doença é, fazendo com que você entenda e sita exatamente como a protagonista está se sentindo. 
O livro é muito bem explicado, sendo de fácil entendimento. Abre os olhos das pessoas, mostrando que a situação não está tão distante de nós como pensamos, pois a qualquer momento o problema pode atingir qualquer um. 

Adorei ler e poder fazer a resenha deste livro. Eu não conhecia a editora Chiado, mas percebi que ela é muito boa. A edição está muito boa, as folhas são amareladas do jeito que eu gosto e o cheiro do livro é simplesmente incrível. Confesso que ao ver a capa não gostei e já pensei de cara "esse livro vai ser ruim", porém quando li percebi que ele é muito bom. Gostaria de agradecer ao Breno por ter me cedido o exemplar para a resenha. Super recomendo o livro pra vocês. 
Por hoje é isso amores. Beijos da Mari. 

Leia Também: 
•  Papo Escola;               



You Might Also Like

7 comentários

  1. Não sou muito fã de livros do gênero drama, mas a resenha ficou muito bem escrita! Parabéns!

    Blog Style Drops

    ResponderExcluir
  2. Nossa, adoorei sua resenha! O livro parece ser muito lindo. Ja tinha ouvido falar dele em outros blogs e me interessei muito na leitura.

    Beijo

    http://www.mundoemcartas.blogspot.com.br/2015/03/resenha-welder-thompson-e-o-mundo-de.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Markus, então, ele é realmente muito lindo. Você aprende muita coisa. Recomendo.

      Excluir
  3. Nossa me pareceu ser bem interessante, adorei sua resenha você escreve muito bem tenho certeza de que quando lançar seu livro ele será um sucesso.

    Ahhh e adorei mais ainda saber que você é goiana assim como eu me add no face depois para mantermos o contato sempre quis ter contato com blogueiras aqui de Goiás mais as que eu encontro acho que não estão tão abertas a fazer amizades rsrs.

    Bjos ♥

    www.backstagedamoda.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Wanessa, nossa sério que você é goiana? Adorei haha também sempre quis ter amigas blogueiras goianas, tenho até um projeto em mente.
      Muito obrigada. Nossa, assim espero u.u tô doida pra lançar logo e pode ter certeza que você será convidada pro lançamento :P
      Beijos

      Excluir
  4. Oi, estou no oitavo semestre de Psicologia, então nem preciso falar que agora esse livro esta na minha lista de desejos né?!
    Pela sua resenha pareceu muito interessante e pelo que entendi, é facil nos colocar no lugar da personagem, se identificar com ela e aprender um pouco com tudo isso né?!
    #JáQuero!

    É a primeira vez que passo por aqui e já adorei. Pretendo voltar mais vezes ;D

    refugiosinsanos.blogspot.com

    ResponderExcluir

Hey hey meu amor ♥ Agradeço de coração sua visita! Sinta-se abraçado e com todo o amor do mundo. Deixe aqui sua opinião sobre essa postagem e sobre o blog! Ah, não esquece de deixar o link do seu blog pra depois eu dar uma passadinha lá. Beijão meu amor. Amo você infinito ♥